• Ensaio Sobre A Cegueira  capa
  • Ensaio Sobre A Cegueira  capa
  • Ensaio Sobre A Cegueira  capa
  • Ensaio Sobre A Cegueira  capa
< >

Livro: Ensaio Sobre A Cegueira (pdf)

autor:

4
690 avaliações

Bem-vindo à melhor rede social de livros do Brasil (modéstia a parte. ;)! Tudo aqui gira ao redor da literatura, seja ela nacional ou estrangeira. Livros, livros e mais livros, nada mais importa. Tudo sobre seus autores favoritos e resenhas dos livros que você deseja ler. Perfeito para decidir qual será seu próximo livro, ou saber o que outras pessoas estão pensando sobre o livro que você já leu. Crie sua biblioteca e aproveite, o site é seu!

Nas bibliotecas (1568)



+ ver todos
  • + biblioteca de João

    Para mim, o melhor livro de todos que eu li.




  • classificou 4
    + biblioteca de Bruno

    O que você faria se te fosse tirado tudo o que te torna humano?




  • classificou 5
    + biblioteca de Mariana

    Um livro que contrasta o (des)humano.
    Uma cegueira alastra-se sem um por quê e sem uma cura.
    Cada uma das eternidades de melancolia é transpassada por uma breve paz ou alegria singela, que, talvez por contraste, parece tão belo aos olhos do leitor.
    Marcaram-me positivamente e aliviaram o sentimento de encarceramento os momentos: em que todos ouviram a música ecoar de um radinho de pilha, quando cada um descreve a última imagem que viu, quando o cão das lágrimas fez o seu papel para com a mulher do médico, quando as mulheres do grupo se banham na varanda, quando a rapariga dos óculos e o velho da venda preta se comprometem em meio a cegueira a viverem juntos, dentre muitos outros.
    É provável que essa resenha não fique retida apenas a essas palavras e que, em breve, obedecendo a essa ânsia, eu a complemente. Visto que terminei o livro dia 28/01/17, é possível que daqui a um mês ainda não tenha encontrado as palavras certas (talvez nem os sentimentos certos) para descrevê-lo.




  • classificou 0
    + biblioteca de Rosa

    Saramago possui uma maneira ímpar de escrever... Suas personagens são raramente nominadas. Em Ensaio Sobre a Cegueira, reconhecemos a todas as personagens, pela descrição esmerada como nos conduz na história... É, o segundo melhor livro dele, para mim. É um livro espetacular. Mergulhamos nas letrinhas retas, desprovidas de pontuação, paragrafação e, confeccionamos com o autor sua história... Encerramos o enredo extasisados, felizes, completos em nós mesmos de termos tido a honra de lê-lo.




  • classificou 0
    + biblioteca de Sheyla

    Sensacional, impressionante. Saramago se superou nesse livro. Cada um de nós viverá uma experiência única ao ler esse livro.




  • + biblioteca de Karina

    Resenha | Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

    Feche os olhos, concentre-se apenas em sua respiração e perceberas o que significa perder um dos sentidos mais importantes da vida. Começa com um motorista parado no trânsito e rapidamente a epidemia se espalha "A treva branca", "Vejo tudo branco" são os diálogos de cada personagem a ser infectado pela cegueira iluminada.
    Brilhante, essa é palavra que melhor define o autor|criador José Saramago por sua belíssima obra. Um livro de reflexão, a medida que a história avança diversos assuntos são questionados. "Que falta me faria os olhos" este será um pensamento quase constante ao ler este livro.
    Um mundo cego, todos de modo geral desesperados, vivendo em condições humilhantes, deploráveis e insuportáveis após serem obrigados a se isolarem em um manicômio pelo governo que não sabe o que fazer para acabar com caos. Logo todos ficaram cegos, porém a população reluta a acreditar que os seus dias também estão contados. Agora, todos se movem por um único laço, um único sentimento: A esperança por dias melhores, condições básicas de sobrevivência para qualquer ser mortal, alimentação, higiene, dignidade, liberdade e autonomia para serem quem são.
    A mulher do médico, vê e não é contagiada pela cegueira. Imagino que essa seja uma forma direta de incluir o leitor ao mundo cego de José Saramago. Como se existisse uma mensagem subliminar escondida: Você vê o que ela vê então reflita como seria este mundo sem esperança, sem condições, como animais guiados por seu instinto de sobrevivência a vagar sem direção por não enxergarem, O que você faria nesta situação?(Bom, está é apenas a minha opinião).
    Enfim terminarei está resenha de forma diferente desta vez, com um breve trecho do livro que por si só diz muito para todos nós:

    "Se voltar a ter olhos, olharei verdadeiramente os olhos dos outros, como se estivesse a ver-lhe a alma(...) ou o espírito o nome pouco importa(...) Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos." (pág 262 - José Saramago)




  • classificou 0
    + biblioteca de Luiz

    Desvenda os meandros da alma humana.




  • classificou 0
    + biblioteca de Hamones

    É uma obra magnifica que alia a trama e faz parecer que nos somos o personagem principal da história




  • + biblioteca de Alexandre

    Ensaio sobre A Cegueira é um texto sufocante e ao mesmo tempo magistral, a desvendar o ser humano e mostrá-lo sem os rótulos que nos classificam. Ali está o homem, desnudo de suas imagens e passivo de culpa e inocência, pois a falta de olhos para ver remete à fragilidade do pecado cometido por ignorância. Portanto, não há identidades específicas e sim paradigmas de representação de um todo.




  • classificou 0
    + biblioteca de Edgar

    Um excelente livro, explorando a dicotomia do bem e do mal do ser humano, e a capacidade de evoluir, independente das condições impostas.







Baixe seu e-book

Download

Livro de papel na Amazon
com um super desconto!

Quero

Comprou, ajudou. :)

Compre um livro e ajude o Orelha de Livro a continuar existindo. Como assim?

Olá querido usuário,
um minutinho da sua atenção.

O que você tem achado do Orelha de livro? Saiba que para nós, não existe nada mais importante do que um usuário feliz. Gostaríamos então de lhe fazer um pedido, mas antes disso, queremos explicar algumas coisas: O Orelha de Livro é um projeto sem fins lucrativos mantido pelo MuccaShop, mas que precisa de dinheiro para continuar ativo. São diversas despesas, como servidores, computadores, funcionários, entre outras coisas que ajudam a manter nosso site no ar. Ok, você deve estar se perguntando, como posso ajudar? Oras, é bem simples. Alguns sites pedem doações aos seus usuários, mas nós não curtimos muito essa ideia. Ao invés disso, decidimos criar uma ferramenta muito útil para quem adora livros: um comparador de preços (que aparece na página de detalhes do livro) e sugestões de livros (que você já deve ter visto pelo site). Assim, sempre que encontrar um livro do seu gosto, por um preço bom, basta clicar e realizar a sua compra no site da loja. Muito fácil, não? Dessa maneira, além de estar ajudando a manter o Orelha de livro ativo e ver crescer sua biblioteca, terá nossa gratidão eterna. :) Muito obrigado, e boa leitura!

Orelha de Livro